A agricultura biológica é um modo de produção que garante qualidade, respeitando o ambiente e o bem-estar animal. É um método de cultivar a terra, criar os animais e transformar os produtos que respeita a natureza e os seres humanos.

Os agricultores biológicos protegem e melhoram o nosso património natural para manter o seu equilíbrio ecológico:

  • Protegendo os solos e a água
  • Melhorando a biodiversidade
  • Utilizando a energia e os recursos de forma responsável

Os agricultores biológicos trabalham constantemente para a proteção do solo, a preservação das reservas de água e o desenvolvimento da fauna e da flora nas terras agrícolas. Utilizam também a energia e os recursos naturais de forma responsável. Sempre que possível, procuram reciclar os resíduos e produtos derivados provenientes das culturas e dos animais e utilizar os recursos disponíveis no local. Em vez de utilizarem fertilizantes químicos, os agricultores biológicos aplicam estrume e adubos para melhorar naturalmente a fertilidade do solo e confiam nos microrganismos e minhocas existentes no solo para fornecer os nutrientes necessários para os cultivos em fase de crescimento.
A mistura dos tipos e variedades de culturas e a utilização de predadores naturais dos insetos nocivos em vez de inseticidas químicos permitem aos agricultores biológicos controlarem naturalmente os insetos nocivos e doenças, minimizando assim os riscos de poluição da água e contaminação do solo, com custos elevados para o ambiente.

Sendo os herbicidas proibidos, os agricultores biológicos utilizam outros métodos para a eliminação de ervas daninhas, nomeadamente a eliminação mecânica e térmica das mesmas. Os agricultores biológicos também são incentivados a plantar sebes que oferecem um abrigo para a fauna e a flora e agem como quebra-vento para impedir a erosão do solo.

Em 2007 a Armando Gonçalves entrou neste mercado sendo uma das empresas pioneiras na distribuição de produtos biológicos em Portugal. Com a ajuda dos seus parceiros internacionais continua a ser uma das operadores destes produtos no país, mantendo a sua missão de poder dar ao mercado português os produtos de melhor qualidade disponíveis no mundo.



 
 
A Carregar Informação